História do Google

Atualizado: 7 de mai.

"Google" a empresa mais inovadora de todos os tempos....



Gerar novas ideias, visualizar novas possibilidade, facilitar a vida do mundo, são perspectivas do Google, a empresa mais inovadora de todos os tempos.


“Google a empresa mais inovadora de todos os tempos.”

A empresa Google Inc. começou em 1996, como um projeto de pesquisa dos estudantes de doutorado Larry Page e Sergey Brin. Inicialmente, o site ficava nos servidores da Universidade de Stanford e podia ser acessado pela seguinte URL "google.stanford.edu". O domínio google.com, foi registrado somente em 15 de setembro de 1997.


Em um primeiro momento Page e Brin chamaram a ferramenta de "BackRub", porque o sistema checava backlinks para estimar a importância de um site. O nome "Google", por sua vez, surgiu de um erro ortográfico da palavra "googol", que quer dizer o número 1 seguido por 100 zeros.


O primeiro endereço da empresa era a garagem de Susan Wojcicki, em Menlo Park, uma amiga da dupla. Em fevereiro de 1999, o escritório do Google se mudou para uma avenida em Palo Alto, com apenas 08 funcinários, local este que era o lar de várias outras importantes startups de tecnologia do Vale do Silício.


Em 2003, a companhia se mudou pela última vez. Hoje a sede do Google está localizada em 1600 Amphitheatre Parkway, em Mountain View, Califórnia, no chamado Googleplex.


O google tem como objetivo: "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível". Contudo, o Google também é bastante atuante na dos smartsphones, já que a companhia lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para Android.


Quando o Google chegou no Brasil?


O Google chegou no Brasil no ano 2000. Foi em 30 de março que o domínio google.com.br foi registrado, a princípio administrado pela matriz da empresa nos Estados Unidos. Um mês antes, o google.com ganhou suporte ao idioma português.

A empresa Google Brasil, porém, só teve seu CNPJ registrado no país em setembro de 2004. Em 2005, a matriz norte-americana comprou a empresa de tecnologia Akwan que deu origem ao primeiro escritório da empresa em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi também o primeiro escritório do Google fora dos EUA.

Em seguida, a companhia abriu sua principal sede no Brasil, em São Paulo, onde ficam localizadas suas equipes de vendas e relações públicas. O escritório em BH foi reinaugurado em 2016 como um centro de tecnologia, onde ficam os programadores e engenheiros de software.

O primeiro funcionário do Google no Brasil foi Berthier Ribeiro-Neto, que permanece na empresa até hoje, aos 58 anos de idade. Ele foi fundador da startup Akwan, empresa que o Google comprou para se estabelecer no país em 2005. Berthier comanda o laboratório de engenharia para a América Latina e uma equipe de 130 pessoas.

Mas ele não é o único brasileiro em cargo de chefia no Google. Mário Queiroz é considerado o mais poderoso entre os nascidos em terras tupiniquins trabalhando na gigante. O paranaense é vice-presidente de gerenciamento de produto da empresa em Mountain View.

Queiroz também entrou no Google em 2005 e hoje é um dos líderes de um dos principais investimentos da empresa: hardware. Ele é considerado um dos criadores do popular player de mídia Chromecast, mas também trabalhou na criação do smartphone Pixel e do assistente virtual Home.



Abaixo listamos 10 princípios da empresa mais inovadora de todos os tempos


...


1 - Concentre-se no usuário e todo o resto virá;


2 - É melhor fazer uma única coisa muito, mas muito bem feita;


3 - Ser rápido é melhor do que ser lento


4 - Democracia funciona na internet


5 - Você não precisa estar em sua mesa de trabalho para ter uma resposta;


6 - Você pode ganhar dinheiro sem precisar fazer maldade;


7 - Sempre há mais informações por ai.


8 - Buscamos ser uma ferramenta intuitiva e que simule super inteligência;


9 - Queremos aperfeiçoar soluções e não criar soluções;


10 - Não omitir-se as mudanças



gif


Google


Ninguém imagina o mundo sem o Google.





130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo