Dividendos x Equity

Atualizado: 26 de dez. de 2021

Dividendos é a distribuição lucro líquido das empresas aos seus sócios, porém, o que de fato deixa alguém rico é o EQUITY!



Dividendos é a distribuição do lucro líquido da empresa dividido aos seus sócios. Equity, por sua vez, conceitua-se por meio da contabilidade e sua compreensão é de grande utilidade para uma carteira de investimentos...



Dividendos é a distribuição lucro líquido das empresas aos seus sócios, porém, o que de fato deixa alguém rico é o EQUITY!



O que são dividendos?


Dividendos são proventos, ou seja, partes do lucro líquido de uma empresa, distribuídos por empresas de capital aberto, aos seus acionista. As organizações listadas na Bolsa (B3) têm que necessariamente dividir no mínimo 25% dos seus lucros aos detentores de seus papéis (Ações).


Abaixo listamos alguns tipos de proventos existentes, são eles:

  • Dividendos;

  • Juros sobre Capital Próprio (JCP);

  • Bonificação;

  • Direitos de Subscrição.


Uma empresa paga dividendos da seguinte maneira:

1. Primeiro passo:


É necessário aprovação do seu Conselho Administrativo, órgão interno que supervisiona as atividades da organização.

Ali, seus membros se reúnem e decidem a respeito da proposta, avaliando se há lucro suficiente para distribuir uma parte aos acionistas.


2. Segundo passo:


Protocolar a decisão na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a fim de que a decisão de aprovação do respectivo Conselho se torne pública.


3. Terceiro passo:


Após esse conjunto de atos concatenados, resta então que o pagamento dos dividendos sejam creditados nas contas dos acionistas.


Quando uma empresa distribui dividendos, ela demonstrar que possui uma governança corporativa sólida e bem estruturada, na qual o fluxo de caixa é previsível. É justamente por essa razão que boas pagadoras de dividendos atraem diversos acionistas, agora empresas que ainda estão em fase de crescimento, necessitam reinvestir os dividendos para expandir.





Diferenças entre acionistas:



Existem alguns nomes que todo acionista deve conhecer para se beneficiar da melhor maneira possível com dividendos. São eles:


E a divisão desse bolo acontece de acordo com a quantidade de papéis que você possui. Então, quanto mais ações você tiver, maior o seu pedaço será.

As empresas também podem escolher entre partilhar todo o seu lucro com os seus acionistas ou manter alguma porcentagem para si.

Tal lucro também pode ser distribuído através dos Juros Sobre Capital Próprio (JCP).

Esta é uma forma diferente de distribuir os lucros de uma empresa entre os seus acionistas. A principal diferença é que este tipo de provento é considerado como uma despesa para a companhia.

Isso acontece pois o JCP é descontado antes do lucro líquido o que garante um benefício fiscal.




Equity é sinônimo de patrimônio líquido, ele representa a participação acionária dos investidores na companhia.


Dessa forma, o patrimônio líquido (equity) é a representação dos ativos livres de uma empresa, portanto, é o valor líquido que os acionistas receberão em caso de a empresa ser liquidada e todos os seus ativos fossem utilizados para pagar os passivos da companhia.





32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo