Melhores séries: 12 séries que todo estudante de direito deveria assistir

Atualizado: 21 de set. de 2021

Se inspire nos melhores para lagar na frente! Veja abaixo doze séries para maratonar...


Créditos "Amo Direito"


Você sonha em se tornar um advogado? Saiba que o Brasil é o país com o maior número de faculdades de direito do mundo, só aqui são mais de 1.170 cursos de graduação na área. Segundo a OAB no ano de 2016 atingimos a marca de 1 milhão de bacharéis em direito.


Se você é estudante de direito e pretende seguir a carreira jurídica, que tal se inspirar com os melhores advogados das telinhas, nas horas vagas de estudos?


Se, porventura, você ainda não faz estágio, as séries são uma ótima opção para aprender um pouco mais da área jurídica na prática e, além disso, algumas instituições aceitam como horas de estágio ou complementares, assim, para a sua comodidade preparamos uma lista com 12 séries para você maratonar:



Confira abaixo e seja inspirado pelos melhores:






1. Suits (Homens de Terno)



Lançada em 2011, a série foca nos personagens Mike Ross, que nunca concluiu a faculdade de direito e, mesmo assim, atua como advogado em um importante escritório de Manhattan, e no grandioso advogado Harvey Specter.


O grande escritório de Manhattan, "Pearson Hardman", com seus profissionais de alto nível irá te mostrar que o advogado pode ter muitas aventuras em sua carreira, o grande Harvey te mostrará que se você tem uma arma apontada para sua cabeça, Você ainda tem mais 146 formas de sair desta situação. (Disponível na Netflix.)






2. The Good Wife



Alicia Florrick, após longos anos como dona de casa, precisa retomar sua carreira como advogada para sustentar seus dois filhos adolescentes, após a prisão de seu marido, o procurador geral do estado, Peter Florrick, ser preso após um escândalo sexual e um suposto envolvimento em um caso de corrupção.


A série foi inspirada no escândalo de prostituição envolvendo o ex-governador de Nova Iorque, Eliot Spitzer, e em escândalos sexuais proveniente de políticos norte-americanos.






3. How to Get Away With Murder


A série foi lançada em 2014 e possui quatro temporadas, Na história, a professora Annalise Keating, envolve os melhores alunos em seus casos reais, mergulham em uma trama de assassinatos que muda o rumo de suas vidas.

Para quem tem estômago, esta série é para você! Viola Davis (Annalise Keating) recebeu diversos elogios da crítica. Ela é a primeira mulher afro-americana a ganhar um Emmy Award por Melhor Atriz em Série Dramática e dois SAG Awards por Melhor Performance em Série Dramática e, ainda, como se já não fosse uma performance extraordinária, a Sra. Davis ganhou também o prêmio de o Image Award por Melhor Atriz em Série Dramática.


Então, meu caro estudante, a série é simplesmente para você que tem interesse, principalmente, na área Penal e Processo Penal. (Disponíveis na Netflix.)





4. Better Call Saul



Conta a trajetória de um simples advogado conhecido como “Jimmy” McGill, antes de se tornar o ardiloso Saul Goodman. O spin-off da aclamada “Breaking Bad”, criada por Vince Gilligan.


Assim como Breaking Bad, a série Better Call Saul recebeu uma enorme aclamação da crítica, obtendo indicações como: quatro Emmys do Primetime, três Writers Guild of America, dois Critics' Choice Television Awards e um Screen Actors Guild Award.


A série fez tanto sucesso que, segundo a AMC, Better Call Saul, em sua segunda temporada, teve uma média de 4,4 milhões de adeptos em todos os seus episódios. (Disponíveis na Netflix.)






5. Making a Murderer


A série conta a história de um crime baseado em fatos reais. Após 18 anos preso, Steven Avery, acusado de estuprar uma mulher, realiza um exame de DNA, o que comprova sua inocência. Contudo, há uma reviravolta na história e Steven é novamente acusado pela morte de uma mulher.

Uma história cheia de suspense e com um final surpreendente, mostra as contradições do caso e, também, a estrutura do judiciário Americano. Sem sombra de dúvidas, todo estudante de direito deveria assistir a esta série. (Disponíveis na Netflix.)






6. House of Cards



Uma produção original da Netflix, a série mostra as estratégias utilizadas pelos políticos para alcançar o poder. Uma verdadeira série americana, cheia de tramas, conspirações e que demonstra como funciona o sistema político norte-americano.

O personagem principal da série, o grande Frank Underwood, é um congressista que após sofrer uma traição, trama, por pura vingança, um plano que o levará a presidência dos Estado Unidos da América. (Disponíveis na Netflix.)






7. Scandal



Se você quer investigações, conspirações, escândalos, advogados e política, tudo isso em uma mesma série, você deve chamar, em sua telinha, Olivia Pope, ex-funcionária da Casa Branca, e sua equipe em SCANDAL. A equipe de Olivia Pope é composta por advogados e investigadores, designados para atuar em casos que precisam ficar longe da mídia.


Ao que parece, a personagem Olivia Pope, é inspirada na ex-assessora de imprensa do governo de George H.W. Bush, a Sra. Judy Smith. (Disponíveis na Netflix.)






8. Boston Legal (Justiça Sem Limites)



Spin-off da série de "The Practice", a história se desenrola por meio de Brad Chase, um jovem advogado recrutado por Alan, um dos sócios do escritório de advocacia, para vigiar outro sócio, o Denny.

A série mostra a competitividade, no ambiente do escritório, entre advogados que conduzem casos milionários. Se você gosta de séries com competitividade, disputas e conspirações, Boston Legal é para você. (Disponível na Amazon Prime Video.)






9. The People v. O. J. Simpson: American Crime Story



Se você é um daqueles que curte uma série baseada em fatos reais, a The People v. O. J. Simpson: American Crime Story, é para você! Nessa trama você acompanhará o julgamento do ex-jogador de futebol americano, O.J. Simpson. Ele foi acusado de assassinar a ex-esposa e um amigo.


Na série é possível observar os argumentos utilizados pelo advogado, do ex-jogador, na tentativa de livrar seu cliente da acusação, e do promotor, acusando o Sr. Simpson do crime. Além disso, se você gosta de séries com a participação do Júri, essa sem dúvida, irá te impactar. A trama retrata os argumentos de ambos os juristas, na tentativa de conquistar a confiança dos jurados. Um enredo cheio de suspense e com um final surpreendente. (Disponíveis na Netflix.)






10. Damages



Damages, estrelada por Glenn Close, retrata a história de advogados de sucesso, com recursos praticamente infinitos e que cumprem o que prometem! A trama não tem foco nos tribunais, mas demonstra as discussões, as investigações, as estratégias e os contratos milionários da firma.


Após um golpe milionário ser aplicado em um grupo de investidores, o que parecia um ser apenas um caso fraude, acaba se revelando uma história de assassinato e nada é o que parece.


Damages é uma série de ficção jurídica criada e produzida por Daniel Zelman, Glenn Kessler e Todd A. Kessler. (Disponível na Amazon Prime Video.)






11. Law and Order



Essa trama não poderia faltar em nossa lista. Uma das séries policiais mais lendárias, talvez, de todos os tempos. Em suma, Law and Order é uma série policial que captou tantos adeptos, que teve cerca de 20 temporadas, tendo estreado em 1990 e terminado em 2010. Isso mesmo, mais de 10 anos de produção.


O sucesso da série foi tão grande que possibilitou o surgimento de uma lucrativa e duradoura franquia.


Basicamente, os episódios do seriado são divididos em duas partes. Na primeira é mostrado o trabalho policial de investigação, ao passo que na segunda é relatado o trabalho dos promotores. Uma série pioneira, pois além de mostrar o papel dos policiais, avançam no sentido de mostrar como os promotores tentam lidar com tais conclusões. (Disponível na Amazon Prime Video.)






12. Breaking Bad



E, para encerrar com chave de ouro, ao lado de Law and Order, uma das séries mais clássicas e conhecidas da lista. O presente seriado traz a tona uma discussão muito importante sobre moral e ética, certo ou errado!

O seriado relata a história de um professor de química que, ao descobrir seu câncer, decide seguir um rumo diferente em sua vida, para garantir o futuro da família.


Breaking Bad se passa em Albuquerque, Novo México, e se desenrola em torna das escolhas de seu personagem principal, um professor de química brilhante que dá aulas para adolescentes, o Sr. Walter White.

O sucesso do seriado foi tão grande que recebeu diversos prêmios, incluindo dezesseis Primetime Emmy Awards, oito Satellite Awards, dois Globos de Ouro e um Prêmio Escolha Popular.

Com essas conquistas, após o final da trama, em 2014, o seriado entrou para o Livro dos Recordes como o mais bem avaliado de todos os tempos pela crítica. (Disponíveis na Netflix.)






Conclusão


Como futuro jurista, você deve analisar as séries, seus contextos, seus personagens, seus enredos e entender que, por mais que tenha diferenças, em certo sentido, os seriados imitam a vida real. Mas muito cuidado, meu amigo, porque você não é o Harvey, não dar para fazer tudo sozinho, talvez você não tenha tanto êxito como a Annalise Keating, em esconder provas e, também, não tenha a astúcia do Frank Underwood. Todavia, é importante, aprender com o imaginário de nosso seguimento.


Portanto, desfrute, se alegre!! Por fim, pergunte à sua Universidade sobre as horas complementares ou horas de estágio, ao assistir filmes do mundo jurídico!!



Obrigado!!



Conteúdo de Valor!!




Filipe da Silva Menezes


Estudante de Direito, da Universidade Paulista, em São Paulo/SP. Baiano de Xique-Xique, 20 anos de idade. Idealizador do Lanterna da Justiça.









Saiba mais em